quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Águia regressa à casa onde já foi feliz

LIGA EUROPA


Águia regressa à casa onde já foi feliz

Quase 15 anos depois da última vitória em solo grego, o regresso ao hostil Toumba. Encarnados tentam iniciar nova caminhada triunfal na Liga Europa, em Salónica. PAOK-Benfica, a partir das 18h00.

O Benfica está de volta à Liga Europa, prova na qual atingiu a final, na época passada. Depois do falhanço na fase de grupos da Liga dos Campeões, os encarnados reentram na esfera da segunda prova de clubes da hierarquia da UEFA, com aspirações naturais a repetir uma campanha tão positiva como a registada em 2012/13, apesar da aposta declarada na prioridade que é vencer o campeonato nacional.

Hoje, o arranque da campanha é em Salónica, terra de boas recordações para uma águia que já não vence qualquer partida em solo grego há quase 15 anos. Ironia do destino, certamente, é o facto de que o PAOK, último adversário que o Benfica bateu em solo helénico, é o oponente da equipa de Jorge Jesus.

Em Outubro de 1999, para a então Taça UEFA, os lisboetas bateram o PAOK por 1-2, com golos de Nuno Gomes e do defesa brasileiro Ronaldo. De lá para cá, três jogos e três derrotas para as cores benfiquistas, com enfoque natural na goleada sofrida perante o Olympiakos (5-1), numa fatídica noite de Novembro de 2008.

Ora, no contexto actual, o Benfica até vem de uma série de 18 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota, que se seguiram ao último desaire, precisamente em solo grego, diante do Olympiakos (1-0), para a Champions.

O líder da Primeira Liga vem de moralizadora vitória diante do Paços de Ferreira (2-0) e defronta o actual segundo classificado do campeonato grego, batido na última jornada pelo Asteras Tripolis.

Cartas em cima da mesa
Jorge Jesus não poderá contar com os lesionados Garay e Gaitán, para além de Cardozo que, sabia-se já, muito dificilmente estaria apto para o desafio de hoje.

Os substitutos dos argentinos serão Jardel e Sulejmani, registando-se ainda o regresso de Enzo Pérez ao onze, depois da ausência do médio no encontro com o Paços.

Percebe-se, por isso, que será um Benfica com alguns "remendos" a defrontar o PAOK de Huub Stevens - que, por seu turno, não conta com o lesionado Miguel Vítor - e a enfrentar uma "casa cheia" de fanáticos adeptos do conjunto de Salónica. São esperados 28 mil espectadores no estádio Toumba.

O PAOK-Benfica arranca às 18h00 [hora de Portugal Continental], com arbitragem do alemão Wolfgang Stark. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Liga Europa: 1ª mão dos 16 avos-de-final
Estádio Toumba, Salónica
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

Equipas prováveis

PAOK
Glikos; Kitsiou, Katsouranis, Insaurralde e Lino; Kace, Maduro e Vukic; Lucas, Stoch e Athanasiadis.
Treinador: Huub Stevens.

Benfica
Jan Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Siqueira; Fejsa, Rúben Amorim e Enzo Pérez; Markovic, Lima e Sulejmani.
Treinador: Jorge Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário