quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

FC Porto e Benfica: de volta ao Lado B, com o peso do estatuto

FC Porto e Benfica: de volta ao Lado B, com o peso do estatuto
E cá estamos de volta à Liga Europa. É aí, numa prova que tem boa parte da sua história escrita em português, que FC Porto e Benfica, as equipas nacionais que restam, continuam a época europeia a partir desta quinta-feira. Uma segunda via na segunda prova europeia para duas equipas que falharam na Liga dos Campeões e se apresentam na Liga Europa com estatuto e com o peso que ele acrescenta.

Benfica e FC Porto partilham o mérito duvidoso de terem sido esta época as únicas equipas que entraram na Liga dos Campeões como cabeças de série eliminadas na fase de grupos. A história lusa na Liga Europa (uma vitória do FC Porto, numa final exclusivamente portuguesa com o Sp. Braga, mais uma meia-final do Benfica e outra do Sporting e ainda a presença do Benfica na final da época passada) acentuam a responsabilidade de dragões e águias. Só por uma vez Benfica e FC Porto não passaram esta fase. 

Aliás, se voltarem a passá-la, é previsível que o nível de dificuldade aumente. Os confrontos dos oitavos de final já foram sorteados e ditaram que o FC Porto, se se apurar, vai defrontar o vencedor do confronto entre Nápoles e Swansea, enquanto o adversário do Benfica sairá da eliminatória entre Tottenham e Dnipro. Italianos e ingleses são, a par dos portugueses, das equipas com maior estatuto nesta fase da prova, além da Juventus ou da Fiorentina.

O Benfica será o primeiro a entrar em campo e volta à Grécia, por onde passou a eliminação da fase de grupos da Liga dos Campeões: os encarnados terminaram com 10 pontos, tantos quanto o Olympiakos, mas ficaram em desvantagem com os gregos, com quem empataram na Luz e perderam em Atenas. Foi a terceira eliminação na Champions para o Benfica nos últimos quatro anos. Resta-lhe a Liga Europa, onde chega com estatuto, depois de ter sido finalista na época passada. 

Agora segue-se o PAOK. Um nome que desperta recordações na Luz, por causa da eliminatória em 99/2000 que acabou por levar Sabry para a Luz e viu os encarnados levarem a melhor nas grandes penalidades. Este PAOK, que tem Miguel Vítor e o «velho» Katsouranis, chegou a estar eliminado da Europa em agosto, mas foi repescado para o play-off da Liga dos Campeões por afastamento do Metalist. Não chegou à Champions, passou para a Liga Europa, onde passou em segundo no grupo, atrás do AZ Alkmaar, sem ter perdido qualquer jogo

Espera o Benfica um ambiente difícil, como tem dito quem sabe do que fala (a começar por Fernando Santos), mas também uma equipa que vem de três derrotas em quatro jogos no seu campeonato, onde já está a 20 pontos de distância do líder Olympiakos. Para ter uma ideia do que vale este PAOK, leia aqui.

O Benfica está em Atenas sem Garay, Cardozo e Gaitán, lesionados, e recuperou Salvio, depois de uma longa ausência. Tem de resto o capitão Luisão, que fará história se entrar em campo: atinge o jogo 100 nas competições europeias, um marco notável para aquele que já é o estrangeiro com melhores números da história do clube.

Quanto ao FC Porto, a fase de grupos dos dragões na Liga dos Campeões foi ainda pior que a dos «encarnados»: terminou com apenas cinco pontos somados em quatro jogos. O facto de o FC Porto procurar frente ao Eintracht Frankfurt a primeira vitória europeia caseira da época dá a medida do que foi a campanha na Champions, que forçou os dragões a regressar à segunda prova europeia ao fim de dois anos. Vencedores em 2011, com André Villas-Boas ao comando, foram eliminado em fevereiro de 2012 pelo Manchester City, precisamente nesta fase, nessa altura também vindos da Liga dos Campeões. 

Embora Paulo Fonseca evite falar em favoritismo, ele está do lado do FC Porto, que começa a decisão da eliminatória em casa frente a um adversário que tem 21 pontos em outros tantos jogos na Bundesliga. O Frankfurt foi bem mais sólido na Europa, onde terminou em primeiro a fase de grupos, com 15 pontos, à frente do Maccabi Telavive de Paulo Sousa. Uma equipa de futebol direto, como pode ler na análise ao Eintracht no Maifutebol.

Os outros jogos da ronda terão vários portugueses para seguir. Além do próprio Maccabi, que defronta o Basileia, há o duelo entre o D. Kiev de Miguel Veloso e o Valência de Ricardo Costa e João Pereira, que a UEFA acabou por mudar sobre a hora para o Chipre, por causa da violência na capital da Ucrânia. A Lazio não terá Pereirinha nem Postiga (impedido de jogar na Europa) frente ao Ludogorets, a equipa de Fábio Espinho e Vitinha. O Sevilha de Beto, Carriço e Diogo Figueiras defronta o Maribor, o Lyon de Anthony e Miguel Lopes tem pela frente o Chornomorets, o Trabzonspor de Bosingwa tem um teste de fogo frente à Juventus, tal como o Dnipro de Bruno Gama, com o Tottenham.

Sem comentários:

Enviar um comentário