sexta-feira, 21 de março de 2014

AZ Alkmaar - SL Benfica (Quartos-final Liga Europa)

AZ Alkmaar no caminho do Benfica
O Benfica vai defrontar o AZ Alkmaar nos quartos de final da Liga Europa.

Depois de deixar pelo caminho PAOK e Tottenham, a equipa orientada por Jorge Jesus tem agora pela frente o atual 7.º classificado da Liga holandesa.

Orientado pelo experiente Dick Advocaat, 66 anos, o AZ Alkmaar soma 12 vitórias, quatro empates e 12 derrotas na Eredivisie, distando 19 pontos do líder, o Ajax.
O AZ Alkmaar terminou o Grupo L da Liga Europa à frente de PAOK (equipa que seria afastada pelo Benfica na primeira ronda a eliminar), Maccabi Haifa e Shakhter.
A formação holandesa somou os mesmos 12 pontos do conjunto helénico, com o qual empatou os dois jogos: 1-1, na Holanda, e 2-2, na Grécia.
Nos 16 avos de final impôs-se ao Slovan Liberec, da Rep. Checa (2-1 no conjunto das duas mãos), afastando o Anzhi, da Rússia, nos oitavos de final, mercê de uma vitória, por 1-0, no primeiro jogo, disputado na Holanda. 
Benfica e AZ Alkmaar começam por defrontar-se na Holanda, a 3 de Abril. O segundo jogo está marcado para dia 10, no Estádio da Luz. 
 Lourenço Coelho: «Benfica terá de encarar o AZ com respeito»
Espera apoio dos emigrantes em Alkmaar
 O diretor-geral do Benfica para o futebol advertiu esta sexta-feira que a equipa lisboeta terá de "encarar com todo o cuidado" o duplo confronto com os holandeses do AZ Alkmaar nos quartos de final da Liga Europa de futebol.

"É uma equipa com uma carreira interessante na Liga Europa, que já vem dos playoffs e tem uma longa caminhada europeia. É um adversário que o Benfica terá de encarar com todo o respeito e todo o cuidado para poder pensar em seguir em frente", disse Lourenço Coelho à Benfica TV.

O dirigente benfiquista reagia ao sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça, que colocou pela primeira vez o AZ Alkmaar, sétimo classificado do campeonato holandês, no caminho da equipa lisboeta, que lidera de forma destacada a Liga portuguesa. "[O AZ Alkmaar] é uma equipa que estará muito interessada em continuar a boa caminhada europeia, em valorizar-se e em mostrar-se nesta Europa", advertiu o diretor-geral do Benfica para o futebol.

Lourenço Coelho antecipou um forte apoio por parte dos emigrantes portugueses na Holanda, algo que "os jogadores sentem imenso e que tem sido fundamental na carreira europeia do Benfica nos últimos anos".

"Em todos os campos onde vamos os adeptos estão presentes em todo o lado e os jogadores sentem o carinho que têm por eles e o apoio que dão à equipa. É uma ajuda enorme", assinalou o dirigente. 

AZ Alkmaar: treinador é a estrela

 Jorge Jesus quer repetir, pelo menos, a presença na final e para já conseguiu evitar a Juventus. Sorteio ditou o sétimo classificado da liga holandesa como adversário nos quartos de final 

 O Benfica vai defrontar o AZ Alkmaar nos quartos de final da Liga Europa (3 de Abril na Holanda e dia 10 na Luz), penúltimo passo dos encarnados para voltarem a chegar à final da prova, desejo e objetivo expresso por Jorge Jesus após a eliminação do Tottenham. No caminho para Turim (a final disputa-se a 14 de maio) os encarnados conseguiram evitar, como queria o técnico Jorge Jesus, a Juventus.

Trata-se do sétimo classificado da liga holandesa e uma equipa sem estrelas que vale pelo seu coletivo, ficando aquém, em termos de talento, do AZ Alkmaar que na última década surpreendeu o futebol holandês e europeu. A figura de maior destaque da equipa é mesmo o treinador, o experiente Dick Advocaat. No ataque atua Aron Jóhannsson, norte-americano que defrontará Portugal no Mundial do Brasil.

AZ Alkmaar só perdeu no «playoff»

Adversário do Benfica nos quartos de final da Liga Europa, o AZ Alkmaar só perdeu um jogo nesta edição da prova, e foi logo no «playoff».

Depois de ter vencido no reduto do Atromitos por 3-1, a equipa holandesa perdeu em casa por 2-0. Passou na mesma para a fase de grupos, na qual não sofreu qualquer derrota (três vitórias e três empates). Apurou-se no primeiro lugar do grupo L, em igualdade pontual com o PAOK, equipa eliminada depois pelo Benfica, precisamente.

Depois o AZ eliminou Slovan Liberec e Anzhi, sempre com uma vitória pela margem mínima na primeira mão e depois um empate para sentenciar a eliminatória.

Refira-se ainda que Dick Advocaat é o único treinador em prova que já ergueu o troféu, pelo Zenit.

Se na Liga Europa tem apresentado um percurso muito sólido, na Liga holandesa ocupa apenas o sétimo lugar, a dezanove pontos do líder Ajax, e já com remotas possibilidades de conseguir o apuramento direto para a Liga Europa 2014/15. Terá ainda depois a possibilidade do «playoff», a confirmar-se que fica entre o quinto e o oitavo lugar, ou a Taça, prova em que vai defrontar o Ajax nas meias-finais.

Este jogo está, de resto, marcado para o próximo dia 27 de março. Já neste domingo o AZ recebe o PEC Zwolle, e o último compromisso antes da receção ao Benfica é a visita ao Cambuur. Entre os dois jogos com o Benfica joga no reduto do Roda.

Memórias de Miguel Garcia

Clube relativamente jovem (46 anos), o AZ tem um palmarés modesto. Foi duas vezes campeão holandês, a última das quais em 2009, sob orientação de Louis van Gaal. Conquistou ainda uma supertaça e quatro taças, a última das quais em 2013. Foi assim, de resto, que garantiu a presença nesta Liga Europa.

Foi finalista vencido da Taça UEFA em 1981, numa final perdida para o Ipswich, e em 2005 foi eliminado nas meias-finais pelo Sporting, com o célebre golo de Miguel Garcia.

Esta será a primeira vez que AZ Alkmaar e Benfica se cruzam.

No plantel da equipa holandesa destaca-se Aron Jóhansson, internacional americano de apenas 23 anos, com ascendência islandesa, e que tem 25 golos apontados em 43 jogos, esta época.

Sem comentários:

Enviar um comentário