domingo, 16 de março de 2014

Benfica conquista Taça de Portugal, 18 anos depois

SL Benfica – Galitos FC, 74-52

Basquetebol: Benfica ergue XIX Taça de Portugal do seu palmarés

O Sport Lisboa e Benfica conquistou hoje, domingo, no Pavilhão Multiusos de Fafe, a 19.ª Taça de Portugal em Basquetebol do seu vasto palmarés. Frente ao Galitos, e depois uma partida equilibrada até ao intervalo, o Benfica dominou por completo as operações, vencendo, com mérito e toda a justiça, por 74-52.

Depois de deixar para trás o Basquete Barcelos e o V. Guimarães, o Benfica apresentou-se em quadra para defrontar a formação do Galitos que, para chegar até ao derradeiro desafio, vencera o Algés e o Dragon Force.

Finalista vencido na temporada transacta, o Benfica entrou com tudo na partida, com Betinho, logo nos momentos iniciais, a dar espectáculo com um afundanço.

Embalados, os “encarnados” conseguiram mesmo uma vantagem de nove pontos sem resposta, contudo, nos minutos finais do primeiro período os homens do Barreiro reagiram, assentes na eficácia dos ressaltos conquistados, e colocaram o marcador numa igualdade a 18 pontos.

O segundo período fica marcado pelo equilíbrio e pela luta nas tabelas, com alguns momentos de espectacularidade vindos do jogo exterior, isto apesar de ambas equipas ficaram um pouco aquém do que sabem e podem fazer. Ao intervalo, nova igualdade, desta feita a 33 pontos.

No reatar, a partida quebrou de ritmo, com um jogo morno, muito morno a dominar a quadra… mas os “encarnados” puxaram dos galões e iniciaram aqui um autêntico show de Basquetebol.

Paulatinamente, aumentando a eficácia no ressalto e com uma defesa mais agressiva, o Benfica – inteligentemente – foi construindo e dilatando a vantagem, uma vantagem de 22pontos (59-37), com a qual se atingiria o final do terceiro período.

A formação orientada por Carlos Caetano bem tentava reagir mas frente a um Benfica dominar, coeso e solidário pouco conseguiu fazer. No quarto período, superioridade total dos “encarnados”, com os números finais a serem taxativos e a não deixarem azo a qualquer argumentação: 74-52.

Referir que desde 1995/96 que o Sport Lisboa e Benfica não erguia este título. Com a conquista de hoje são agora 19 as Taças de Portugal com morada fixa no Museu Benfica Cosme Damião.

Benfica ergue XIX Taça de Portugal

Carlos Lisboa: “Fizemos um grande jogo, ofensiva e defensivamente”

O Sport Lisboa e Benfica conquistou na tarde deste domingo a sua XIX Taça de Portugal da sua história. No Pavilhão Multiusos de Fafe, frente ao Galitos, o Benfica dominou por completo e venceu, por 74-52. No final da partida, Carlos Lisboa era um técnico orgulhoso e muito emocionado.

“Estamos muito contentes! Nada se ganha por antecipação e hoje isso ficou mais uma vez provado. Entrámos bem na partida, conseguimos um scores de 11-2, mas depois desconcentramo-nos”, começou por analisar o técnico benfiquista.

Depois do primeiro susto, com uma igualdade a 33 pontos a registar-se ao intervalo, que colocou os Bicampeões Nacionais em sentido, o Benfica entrou determinado em rapidamente assumir a partida: “Ao intervalo reajustámos a equipa, realizámos algumas alterações, e na segunda parte fizemos um grande jogo, ofensiva e defensivamente”.

Momentos antes de erguer o troféu, Carlos Lisboa mostrava-se visivelmente emocionado, fazendo questão de explicar o motivo: “A última vez que o Benfica levantou aquela taça fui eu quem a levantei, isto em 1996. Confesso que vou ficar muito emocionado e orgulhoso por ver o Diogo Carreira levantá-la daqui a pouco”, assumiu o técnico.

A fechar, o momento é de festa, mas há ainda muito para conquistar e já se olha para o futuro. “Hoje vamos festejar muito esta Taça. Depois, é regressar ao trabalho pois há ainda muitos objectivos para conquistar”, concluiu, visivelmente feliz, Carlos Lisboa.

Betinho Gomes: “Um objectivo conseguido e estamos muito felizes”

A equipa de Basquetebol do Benfica conquistou, este domingo, a XIX Taça de Portugal do seu palmarés, ao vencer na final, o Galitos por 74-52.

No final da partida, Betinho Gomes não conseguiu esconder a felicidade por levantar mais um troféu ao serviço dos “encarnados”.
“Uma felicidade muito grande, tendo em conta que não ganhávamos este troféu há 18 anos. Foi um objectivo conseguido e estamos muito felizes.”

Sobre a partida, Betinho assumiu que “acusámos alguma ansiedade no início do jogo, mas quando reunimos no balneário, conseguimos corrigir e melhorámos na segunda parte.”

Sem comentários:

Enviar um comentário