domingo, 16 de março de 2014

Entrevista com Nuno Gomes

Entrevista com Nuno Gomes


O Jornal Notícias do Futebol enquanto media partner da World Copa Foot 21 – Açores 2014 teve a possibilidade de realizar uma entrevista gentilmente concedida por Nuno Gomes enquanto patrono da prova, revelando um total apoio à iniciativa, o qual agradecemos.

- Quando estava na área de iniciação teve a oportunidade de ir a algum torneio como a Copa Foot 21?- Nesse tipo de torneios não, infelizmente, na minha altura, não se realizavam esse tipo de torneios e participei em alguns mas não com esta envolvência e tantas equipas, nomeadamente do estrangeiro, mas participei em alguns torneios quando jogava no Boavista – um na Suíça, outro em França, mas lá está, já tinha 15, 16 anos, mas era muito esporadicamente, não se realizavam todos os anos.

Lembro-me que eram sempre momentos de que os jogadores gostavam pois além de se realizarem em sítios diferentes do que a que estavam habituados a treinar e jogar todos os dias, podíamos também conhecer outro tipo de equipas, jogar contra equipas estrangeiras também era sempre um aliciante.

- Eduardo Salvio pode ser o grande reforço do Benfica para atacar o resto do Campeonato?- Sim, acho que sim. O Salvio é um elemento importante no plantel que teve o azar de se lesionar e estar ausente durante muito tempo e portanto, será com certeza um grande reforço para atacar esta última parte do Campeonato e também as restantes competições, estará com certeza com muita vontade de jogar porque provavelmente ainda aspira a ser convocado para o Mundial pela Argentina, espero que já esteja nas plenas condições e não tenho dúvidas em dizer que vai ser um excelente reforço para o Benfica.

- Quais os momentos que guarda dessas experiências? - Fui o melhor marcador de um torneio em que participei em França, o Torneio de Montreux, e depois, é sempre a vivência de um miúdo de 15,16 anos, ir para fora do País pela primeira vez para muitos deles, é sempre marcante, e fazer uma viagem com os seus colegas de equipa, treinadores, passar uma semana fora do País só com os colegas do seu grupo, isso traz uma vivência muito boa, um espírito de camaradagem que nos ajuda depois no futuro.

- Entre Ljubomir Fejsa e Rúben Amorim, qual o jogador que prefere ver substituir Matic e que qualidades diferentes podem eles aportar à equipa?- Acho que até podem perfeitamente jogar os dois no mesmo onze ou até com o Enzo Perez, o que aconteceu por algumas vezes quando o Nemanja Matic ainda estava no clube, foi deliberado Matic, Enzo e Rúben Amorim. Eu sinceramente gosto dos dois, sou suspeito porque sou amigo do Rúben e tenho visto que ele esta época, ou pelo menos desde o seu início, cada vez que é chamado tem cumprido e muito bem, tenho pena de que ele não jogue mais vezes mas tem sabido trabalhar e correspondido sempre.

Fejsa também tem correspondido sempre desde que o Matic saiu e foi chamado a substitui-lo, digamos assim, e parece-me ser um poço de força, um jogador que para além dessa mesma força que tem, consegue também ter inteligência táctica para não ser só aquele jogador, ‘trinco’, que está ali apenas para destruir, parece-me que quando tem a bola sabe o que fazer com ela.

- Salvas as devidas comparações, quando esteve em grandes competições, de nível mundial, como os Europeus e Mundiais, o que se sente durante uma competição do género da Copa Foot 21?- Num Mundial ou Europeu? Tudo é feito à sua escala, acho que quando temos 12, 13, 14 anos e participarmos neste tipo de torneios, encaramo-los de forma muito responsável e vemos o torneio em si como algo muito importante que estamos a viver.

Comparo um pouco com o que encontramos depois já profissionais, já seniores, a participação em Campeonatos da Europa e do Mundo pois à escala para um jovem dentro dessas idades, e mais para eles tendo pela frente grandes nomes de equipas estrangeiras também, acho que é aquilo em que eles acham que estão a participar sendo um torneio internacional com grande importância.

- O Benfica reforçou-se com muitos jogadores durante o Verão. Entre todos eles, qual o impressionou mais e porquê?- Acho que de todos aqueles que chegaram talvez possa falar no Markovic, que parece ser aquele que mais tem sido utilizado e que olhamos para ele e não engana, vemos que é um excelente jogador e que logo nos primeiros toques na bola percebemos que estamos perante um grande jogador, tem feito um excelente Campeonato, de vez em quando ‘desaparece’ do jogo, mas muitas vezes quando aparece é para decidir e deixar a sua marca. Tem ainda uma margem de progressão enorme, portanto, aponto o Markovic.

- Que importância têm este tipo de torneios como a World Copa Foot 21- Açores 2014 para o desenvolvimento pedagógico, social e desportivo dos jovens praticantes?- Como já disse, eles vão ter a possibilidade de conviver com outras equipas e de no seio da sua própria equipa, conviver diariamente, de manhã à noite, com os seus colegas, estabelece-se também outros contactos com outras equipas, treinadores e jogadores, vê-se como trabalham as restantes equipas, e portanto, é sempre bom para um jovem participar nesse tipo de torneios pois sai de lá mais rico em termos de conhecimento e experiência.

"Não podem estar a falar de um assunto que nada tem a ver com o jogo"

Antigo avançado e capitão do Benfica desvaloriza gesto de Jorge Jesus em White Hart Lane, preferindo elogiar a exibição e o resultado das águias. Nuno Gomes olha, ainda, para o clássico deste domingo.
Nuno Gomes evitou, este sábado alongar-se em comentários sobre o gesto de Jorge Jesus em White Hart Lane, após o terceiro golo do Benfica frente ao Tottenham.

Na altura, o técnico do Benfica dirigiu-se ao treinador dos 'spurs' e mostrou-lhe três dedos, o que irritou profundamente Tim Sherwood.

Para o antigo capitão dos encarnados, "é normal os ingleses falarem sobre isso. Mas foi uma excelente exibição e uma grande vitória. E também não podem estar a falar de um assunto que nada tem a ver com o que se passou dentro das quatro linhas. O Benfica ganhou e muito bem", atirou Nuno Gomes, considerando que as águias fizeram "um jogo perfeito".

Mas, perante esta exibição, o Benfica pode ter um dilema em relação às prioridades para esta temporada? Nuno Gomes defende que, tendo o "título como principal objectivo", o "Benfica também não pode deixar de pensar na Liga Europa", na corrente época.

Confrontado, por fim, ao inicio da noite, com o clássico deste domingo entre Sporting e FC Porto, o antigo internacional português é da opinião que passa pelo jogo entre leões e dragões a possibilidade de o "Benfica ficar mais confortável" na frente do campeonato. Mas não só. Também "o jogo da Madeira [Nacional-Benfica, na segunda-feira] é importante", concluiu.

Nuno Gomes falava em Lisboa, à margem de uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, na Bolsa de Turismo que decorre na FIL, na capital portuguesa. O ex-ponta-de-lança é o patrono da edição de 2014 de um torneio juvenil, marcado para o Arquipélago, e agora apresentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário