quinta-feira, 6 de março de 2014

Site da UEFA faz um balanço do próximo jogo da Liga Europa entre Tottenham e Benfica

Site da UEFA faz um balanço do próximo jogo da Liga Europa entre Tottenham e Benfica

Tottenham em duro duelo com o Benfica

O Tottenham recebe o Benfica pela primeira vez desde 1962 e espera prolongar o registo 100 por cento vitorioso em casa frente a equipas portuguesas.

Os oitavos-de-final da UEFA Europa League voltam a colocar em confronto Tottenham Hotspur FC e SL Benfica numa eliminatória em que os visitantes procuram, uma vez mais, chegar a uma final europeia a expensas dos anfitriões.

• As equipas jogaram entre si em White Hart Lane, a 05 de Abril de 1962, foram as seguintes:Encontros anteriores

• O Benfica, então dirigido por Béla Guttman, levou a melhor sobre o Tottenham de Billy Nicholson nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961/62, a caminho do triunfo sobre o Real Madrid CF na final, por 5-3. O Benfica venceu por 3-1 em casa e assumiu a liderança no jogo da segunda mão, apurando-se para o jogo decisivo apesar de, nessa noite, ter perdido por 2-1.
Tottenham: Brown, Baker, Henry, Norman, Blanchflower, Greaves, Mackay, Jones, Medwin, Smith, White.
Benfica: Costa Pereira, Mário João. Ângelo Martins, Cavém, Cruz, Germano, José Augusto, José Águas, Coluna, Eusébio, Simões.
Retrospectiva• O Tottenham disputou dez jogos frente a equipas portuguesas nas competições da UEFA e o registo é de 7V 1E 2D (5V 0E 0D em casa). Os "spurs" têm uma média de três golos marcados por jogo frente a equipas lusitanas.
• O Benfica efectuou 32 jogos frente a equipas inglesas nas provas da UEFA, o mais recente dos quais na final da UEFA Europa League da época passada, em Amesterdão, perdida por 2-1 frente ao Chelsea FC. O registo dos "encarnados" nestes jogos é de 10V 5E 17D. Em Inglaterra, é de 3V 2E 10D, excluindo a final da Taça dos Campeões de 1968, da qual saíram derrotados por 4-1 frente ao Manchester United FC, no terreno neutro de Wembley.
• O Tottenham não perde em casa nas competições europeias há 11 encontros (9V 2E), desde o desaire por 2-1 frente ao PAOK FC, na fase de grupos da UEFA Europa League de 2011/12.
• O Tottenham bateu o FC Internazionale Milano no desempate por golos marcados fora nesta fase da UEFA Europa League da época passada e chegou aos quartos-de-final, nos quais foi eliminado pelo FC Basel 1893 no desempate por grandes penalidades.
• Após ter-se apurado para os 16 avos-de-final proveniente da fase de grupos da UEFA Champions League, o Benfica ambiciona chegar à final pela segunda época consecutiva.
Factos da equipa• Miralem Sulejmani, do Benfica, jogou com o defesa Jan Vertonghen (2008-12) e o médio Christian Eriksen (2010-13), do Tottenham, no AFC Ajax.
• O ponta-de-lança dos "spurs", Emmanuel Adebayor, e o defesa do Benfica, Ezequiel Garay, foram companheiros de equipa durante um breve período no Real Madrid na Primavera de 2011, quando Adebayor estava emprestado pelo Manchester City FC.
• Eduardo Salvio, do Benfica, voltou a juntar-se a Ola Toivonen na liderança da lista dos jogadores com mais presenças na UEFA Europa League, ao fazer o 36º jogo na competição no triunfo por 3-0 sobre PAOK. Foi também o 50º encontro do jogador argentino nas provas da UEFA.
• Aaron Lennon e Hugo Lloris, do Tottenham, também fizeram os jogos 50 na UEFA na segunda mão dos 16 avos-de-final. O atacante Lima, do Benfica, atinge a mesma marca no próximo encontro.
• O Tottenham (1972, 1984) é um dos seis anteriores vencedores da Taça UEFA e UEFA Europa League ainda em prova, ao lado de Sevilla (2006, 2007), Valencia CF (2004), SSC Napoli (1989), FC Porto (2003, 2011) e Juventus (1977, 1990, 1993), cujo estádio acolhe a final.
• O FC Salzburg e o Tottenham foram as equipas mais concretizadoras da fase de grupos com 15 golos cada. Tottenham, Ludogorets Razgrad e Real Betis Balompié apresentaram as melhores defesas da fase de grupos, cada uma com apenas dois golos sofridos.
• O Tottenham e o Salzburgo foram os únicos clubes que passaram a fase de grupos com registo 100 por cento perfeito. Apenas outras três equipas venceram todos os jogos da fase de grupos desde a criação da UEFA Europa League: Salzburgo (2009/10), FC Zenit (2010/11) e RSC Anderlecht (2011/12).
• O guarda-redes do Tottenham, Brad Friedel, tornou-se no jogador mais velho a participar na UEFA Europa League ao alinhar na quarta jornada frente ao FC Sheriff . Desapossou outro guardião, Sander Boschker, do FC Twente, ao entrar em campo com 42 anos e 173 dias – 140 dias mais velho do que Boschker. Tinha 42 anos e 278 dias quando defrontou o Dnipro na primeira mão dos 16 avos-de-final.
• O Benfica igualou um marco na UEFA Europa League quando conseguiu a décima vitória consecutiva em casa, pois o 3-0 frente ao PAOK permitiu-lhe igualar o recorde do Club Atlético de Madrid e prolongar a sequência iniciada a 1 de Abril de 2010. Esse resultado terminou também com a série recorde do PAOK de nove jogos consecutivos sem perder fora.
Informação dos treinadores• O Tottenham demitiu o técnico André Villas-Boas após o final da fase de grupos. Tim Sherwood, antigo médio do clube, subiu na hierarquia e assumiu o comando interino da equipa, mais tarde aceitando um contrato de 18 meses para dirigir a formação do norte de Londres até 2015. Vencedor da Premier League em 1994/95 pelo Blackburn Rovers, Sherwood, três vezes internacional pela Inglaterra, está no corpo técnico do Tottenham desde 2008.
• O treinador do Benfica, Jorge Jesus, seguiu as pisadas do seu pai, Virgolino de Jesus, ao assinar pelas camadas jovens do Sporting Clube de Portugal e, como médio, passou por várias equipas antes de se tornar treinador. Dirigiu vários clubes até assumir o comando técnico do Benfica em Junho de 2009, após guiar o SC Braga aos oitavos-de-final da Taça UEFA de 2008/09. Levou o Benfica ao título na primeira temporada no cargo e à final da UEFA Europa League da época passada.

Sem comentários:

Enviar um comentário