sábado, 1 de março de 2014

Luís Filipe Vieira: “Manter o Clube no seu espírito original”

Entrega de Anéis de Platina e Emblemas de 

Dedicação

Luís Filipe Vieira: “Manter o Clube no seu espírito original”

Decorreu, este sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz, a cerimónia de entrega dos Anéis de Platina e Emblemas de Dedicação aos Sócios que perfazem 25, 50 e 75 anos de associativismo para com o Sport Lisboa e Benfica. O presidente Luís Filipe Vieira falou aos consócios numa altura em que se assinala, envolto em luto, o 110.º aniversário do Clube. Leia o discurso na íntegra:

“Este é o dia em que o Sport Lisboa e Benfica homenageia as figuras maiores do nosso Clube: os Sócios! E fazemo-lo, este ano, um dia depois da data em que o Clube foi fundado, há 110 anos.

Seria naturalmente um dia de festa, de comemoração, de celebração. 

Infelizmente, não o é. E não o é porque duas das maiores figuras do Sport Lisboa e Benfica nos deixaram nos últimos dois meses.

Queria, por isso, ao iniciar esta cerimónia, pedir um minuto de silêncio em memória de Eusébio da Silva Ferreira e Mário Coluna. A história destes dois homens confunde-se com a história do nosso Clube, e o exemplo e a obra que nos deixaram serão sempre fonte de inspiração para o futuro.

Tivemos a felicidade de homenagear – várias vezes – em vida o legado de Eusébio e Coluna, mas isso não atenua a frustração do seu desaparecimento físico.

É evidente que o sentimento de perda é grande, mas seriam eles, seguramente, os primeiros a querer que, recordando a nossa história e celebrando a nossa identidade, honrássemos aqueles que são a razão de ser deste Clube: os sócios.

Os sócios são o garante do Clube enquanto instituição fiel aos valores que os seus fundadores lhe deram em 1904. 

Por isso é que o vosso exemplo e a vossa dedicação são, a todos os níveis, decisivos para um Clube moderno e ao mesmo tempo humano.

Manter o Sport Lisboa e Benfica inspirado na tradição e nos fundamentos em que nasceu é responsabilidade de todos. 

É por isso que, na nossa enorme diversidade, todos somos importantes e todos devemos constituir exemplo para os mais novos.

Cumprir esse dever é dar vida aos nossos fundadores. Cumprir esse dever é a melhor homenagem que podemos prestar a Eusébio e Mário Coluna.

Cumprir esse dever é manter o Clube no seu espírito original.

Todos os que aqui estão são o testemunho de uma história centenária, mas são, ao mesmo tempo, os principais mensageiros dos valores, da ética e da tradição do Sport Lisboa e Benfica. 

Os Anéis de Platina e os Emblemas de Ouro e Prata, que vão ser entregues dentro de alguns minutos, representam a melhor homenagem do Benfica a todos aqueles que foram e continuam a ser responsáveis pela sua história.

Permitam-me que evoque o nome de algumas figuras que hoje vão receber os seus emblemas e representam a diversidade em que o Benfica se constrói todos os dias. O general João Almeida Bruno, com 75 anos de sócio. O meu amigo e vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Cunha, o Manuel Boto, o Pedro Magro e Manuel Libório, todos com 50 anos de sócio.

Um pouco mais novo, o nosso presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, 25 anos, mas que vai fazer seguramente o seu caminho até aos Anéis de Platina.

Com o vosso apoio, com a capacidade de todos quantos formam parte deste Clube que é único, vamos conseguir ultrapassar todas as dificuldades, por maiores que possam parecer.

A nossa história é uma história de superação e de inconformismo. 

Aquilo que já fizemos dá-nos esperança para o que devemos e podemos conseguir amanhã.

A vossa ambição é a minha ambição. 

Obrigado a todos pela vossa dedicação a este projecto!

Permitam-me que termine como comecei, evocando a memória de Eusébio e de Mário Coluna. Onde quer que eles estejam, vão guiar-nos pelos melhores caminhos, na certeza de que a melhor homenagem que lhes podemos fazer é continuar a trabalhar todos os dias a construir um Clube mais forte e mais inovador!

Viva o Benfica!”

No Pavilhão n.º 2

Anéis de Platina e Emblemas de Dedicação entregues aos Sócios

Uma vez mais a Mística renovou-se! Vários Sócios do Sport Lisboa e Benfica marcaram presença, este sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz, na cerimónia de entrega dos Anéis de Platina e dos Emblemas de Ouro e de Prata, que simbolizam os 75 anos, 50 anos e 25 anos, respectivamente.

Uma manhã diferente para todos os Sócios que se dedicam à causa benfiquista de forma graciosa por respeito a uma paixão que poderá não ser de sempre mas será para sempre. Este é o dia em que o associativismo e a dedicação ao Clube é reconhecido de forma emblemática, recebendo, assim, a respectiva insígnia de dedicação das mãos de Luís Filipe Vieira, presidente da Direcção ou de Luís Nazaré, presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Foram 1.110 Sócios que este sábado foram agraciados, dos quais 31 receberam Anel de Platina, 196, receberam Emblema de Ouro e 883, Emblema de Prata. 

Entre vários Sócios, destaque para João Almeida Bruno, General, Rui Cunha, vice-presidente do SL Benfica, Manuel Boto, antigo dirigente do Clube, Manuel Libório, n.º 2 do Sport Lisboa e Saudade, e António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. 

A Mística do Sport Lisboa e Benfica renovou-se e está para durar!

Emblemas de Dedicação

Manuel Damásio: “Esta cerimónia é uma prova de benfiquismo”

O antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica, Manuel Damásio, marcou presença, este sábado, na entrega dos Anéis de Platina e Emblemas de Dedicação do Clube, onde afirmou que este dia é muito especial para o universo do Clube.

“Esta cerimónia é uma prova de benfiquismo. Na família somos todos benfiquistas e com a entrega deste Emblema de Dedicação vamos felizes para casa. Até a minha neta é benfiquista e Sócia. Era o mínimo que poderia fazer depois de ter apelado aos benfiquistas que se tornassem Sócios quando era presidente”, assegurou em declarações à Benfica TV.

O filho, Francisco Damásio, recebeu o galardão de prata pelos 25 anos de Sócio e também aproveitou a ocasião para deixar o seu testemunho. “É um orgulho imenso ser benfiquista, e poder marcar presença aqui neste evento é uma grande sensação de satisfação. Só falta sermos campeões para ser um ano perfeito”, finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário