domingo, 1 de dezembro de 2013

Rio Ave – Benfica: Há que superar primeiro teste de ciclo difícil

11.ª jornada da Liga portuguesa

Rio Ave – Benfica: Há que superar primeiro teste de ciclo difícil


A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica desloca-se, este domingo, ao estádio dos Arcos, em Vila do Conde para disputar, ante o Rio Ave, a 11.ª ronda do Campeonato Nacional.

Este jogo reveste-se de importância capital – mais ainda depois da derrota do FC Porto – pois será o primeiro teste complicado a superar dentro de um ciclo complicado de jogos até ao jogo com o rival do norte, em Janeiro. Depois de Vila do Conde, o Benfica recebe o Arouca e desloca-se aos terrenos de Olhanense e V. Setúbal.

Teoricamente, os jogos no estádio dos Arcos são, por norma, difíceis de ultrapassar, porém, a equipa orientada por Nuno Espírito Santo tem apenas uma vitória em cinco jogos, mostrando ser uma formação mais talhada para o contra-ataque (“arma” usada fora de casa). Os “encarnados” por sua vez têm apenas uma derrota forasteira e tem mostrado clara melhoria exibicional nos últimos jogos.

Neste fim de tarde, o Rio Ave deve apresentar-se em 4-3-3, com Tarantini a ser o pêndulo no “miolo”, o homem que faz a ligação defesa/ataque e que poderá fazer uso do seu potente remate ou da força nas bolas paradas. Ukra e Del Valle serão as “setas” apontadas à baliza de Artur pelos flancos e os futebolistas que vão alimentar Hassan para o golo. Para além destes perigos, há que tomar atenção às subidas pelos corredores dos laterais, Edimar e Lionn, nomeadamente o primeiro.

Frente a este cenário, o Benfica deve apresentar-se com o mesmo 4-3-3 com a fé de ganhar, assim, o meio-campo. Fejsa será o homem mais recuado no triângulo acompanhado por Matic e Enzo Perez. Markovic e Gaitán serão os homens abertos pelos corredores com Rodrigo a ser o homem-golo.

Historicamente, para a Liga portuguesa, o Benfica já realizou 19 jogos em Vila do Conde, com um pecúlio bastante positivo, 11 vitórias cinco empates e somente três derrotas, a última em 2004/05, ano de conquista de título para os lados da Luz.

Depois dessa derrota, nota para o facto de todas as vitórias “encarnadas” foram por um golo de diferença, o que atesta a dificuldade deste jogo que está agendado para as 17h45 de domingo, no estádio dos Arcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário