quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pelo Benfica já passaram três vencedores na Bola de Ouro

Pelo Benfica já passaram três vencedores na Bola de Ouro

Dois dos "ilustres" são do tempo do ex-presidente Vale e Azevedo
Os três "grandes" do futebol português podem afirmar que já viram passar pelas respetivas estruturas vencedores nas galas Bola de Ouro. Pelo FC Porto passou José Mourinho, no Sporting jogaram (e foram formados) Luís Figo e Cristiano Ronaldo. No entanto, desde esta segunda-feira, é na Luz que mora a lista mais extensa.
O Benfica contava com Eusébio em 1965, ano no qual o jogador nascido em Moçambique conquistou o troféu. Foi a primeira e, até agora, única vez em que um futebolista recebeu a Bola de Ouro enquanto jogava numa equipa portuguesa.
Em 2010 José Mourinho, que liderava o Real Madrid e tinha sido campeão italiano e europeu ao serviço do Inter Milão, venceu na primeira vez em que foi entregue pela FIFA o troféu de melhor treinador do mundo.
Mourinho foi treinador do Benfica, na sua estreia enquanto técnico principal. Liderou a turma da Luz apenas durante três meses: Manuel Vilarinho era o novo presidente e preferiu Toni para o cargo. José Mourinho foi escolhido por João Vale e Azevedo para ser o sucessor de Jupp Heynckes, treinador do Benfica na época 1999/2000 e nas semanas iniciais da temporada seguinte.
Heynckes que, desde a noite passada, é também um vencedor de uma Bola de Ouro, a de melhor treinador do mundo em 2013, após conduzir o Bayern Munique ao topo alemão e europeu.
Curiosamente, os dois treinadores que entretanto já foram considerados os melhores do planeta entraram no Benfica durante a presidência do problemático Vale e Azevedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário