sábado, 17 de maio de 2014

Jorge Jesus e Nuno Espírito Santo fazem antevisão à final da Taça de Portugal

 Jorge Jesus: «Os campeões nem sempre ganham tudo»
 
Técnico não assume favoritismo na taça
 
Jorge Jesus não assume qualquer favoritismo para a final da Taça de Portugal no domingo frente ao Rio Ave. Para o treinador do Benfica, a equipa está apenas concentrada em conquistar o terceiro título da temporada e o desaire na final da Liga Europa já teve de ficar para trás das costas. 

"O Benfica acabou de jogar uma final há 2 ou 3 dias e amanhã vai estar noutra. É a 4.ª final e a última da época. O facto do resultado não ter sido positivo não vai reduzir em nada a nossa capacidade, determinação ou convicção. Fisicamente, é verdade que um jogo de 120 minutos nos deixou alguns problemas de pormenor mas até ao jogo vamos ter a garantia de estarmos todos nas máximas condições para conquistarmos esta taça rainha. Tirando o campeonato, é a taça que todos os adeptos querem conquistar", afirmou este sábado em conferência de imprensa.

E prosseguiu: "Numa final não há favoritos. Se avaliarmos o passado das duas equipas no campeonato nacional, podemos dar muita margem de favoritismo ao Benfica. Mas o futebol não é isso: temos de demonstrar dentro de campo o que valemos, num jogo em que tudo pode acontecer. Não há favoritos. O que há é um querer sair desta taça vencedores, queremos ganhar o terceiro título nacional do ano, mas temos de justificar isso em pleno no campo".

"Os nosso jogadores estão muito habituados a estas situações. Os campeões, como nós, nem sempre ganham tudo".

Motivação é  mesmo algo que, nesta fase, não falta aos pupilos de Jesus.

"Quando tens 3 competições em Portugal e chegas à última depois de ganhares duas, tem de haver uma motivação muito maior. Termos a possibilidade de conquistar as 3 provas máximas em Portugal não só traz um grande prestígio ao Benfica como orgulho aos adeptos".
 «Tomara eu ter mais oportunidades destas...»

Técnico aborda continuidade

Numa época em que já conquistou o campeonato nacional, a Taça da Liga, foi à final da Liga Europa (saiu derrotado frente ao Sevilha) e irá no domingo disputar a final da Taça de Portugal, a questão da continuidade de Jorge Jesus no Benfica voltou a ser assunto e este sábado o técnico não fugiu à questão.

"Quando chegamos ao final da época, os treinadores têm sempre esse problema: pela positiva ou pela negativa; no caso negativo é sempre bem pior… Tenho mais um ano de contrato, estou extremamente satisfeito, valorizado, e agora estamos com o foco nesta final. Queremos ser o único clube a ganhar estas três provas num ano [campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal]. Tomara eu na minha carreira ter mais uma oportunidade destas", sublinhou o técnico dos encarnados este sábado em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave.
 «Vamos apresentar uma equipa forte»

Recuperações "a 90 por cento" 

Os 120 minutos de jogo na final da Liga Europa deixaram muitas sequelas no plantel do Benfica, mas Jorge Jesus garante que até à hora da final da Taça de Portugal (domingo, 20H15), frente ao Rio Ave, haverá tempo para recuperar "90 por cento dos casos".

"Não digo que vão estar todos recuperados a 100%, mas 90% sim. Ainda falta um dia, amanhã ainda há um treino que nos confirmará essas indecisões. Estamos seguros que vamos apresentar um Benfica forte. Ao longo da temporada foi assim que crescemos e conquistámos dois títulos", afirmou este sábado em conferência de imprensa.

E prosseguiu, analisando os "reforços" com os quais pode contar no jogo do Jamor - Markovic, Salvio e Enzo não alinharam não alinharam na final da Liga europa.

"Não nos puderam ajudar em Turim e agora não vão só reforçar a equipa em termos gerais, mas também em termos de opções. Sou um treinador com muito mais opções para o jogo com o Rio Ave do que no jogo de Turim. Estou a contar muito com o regresso deles para uma intensidade de jogo muito mais elevada".
 «Turim? Os árbitros iam sofrer um bocado em Portugal»

Fala nos erros da final da liga europa
 Por mais que treinador e jogadores garantam que a derrota na final da Liga Europa já esteja ultrapassada, o facto é que o jogo com o Sevilha em Turim ainda mexe.

Na véspera de defrontar o Rio Ave na final da Taça de Portugal, Jorge Jesus não se poupou nas críticas à equipa de arbitragem presente no Juventus Stadium liderada por Felix Brych.

"Fomos melhores na final da Liga Europa, não nos podemos desculpar com a equipa de arbitragem que teve influência nesse jogo. Em Portugal, aquela equipa [de arbitragem] ia sofrer muito em termos de comunicação social... Em Espanha, está a sofrer um bocadinho, aqui está a passar um bocadinho ao lado... Fomos prejudicados em três penáltis. Fomos melhores, temos melhores jogadores do que o Sevilha, mas também não lhes quero tirar o mérito porque souberam, no momento certo, jogar com as grandes penalidades. Agora, para a Taça de Portugal, estamos tão focados e motivámos como sempre", afirmou em conferência de imprensa.

E prosseguiu: "Com os anos que estes jogadores têm destas situações, quando não ganhas uma final apenas se sente a influência negativas no momento. Foi o caso das primeiras 24 horas depois do jogo de Turim. Agora já ultrapassámos, com o acompanhamento ds famílias que é muito importante. Os nosso jogadores estão muito habituados a estas situações".
 «Vai ser um David contra Golias» – Nuno Espírito Santo
 O treinador do Rio Ave, Nuno Espírito Santo, reconheceu que existe uma clara diferença face ao Benfica, mas também assegurou que todos os seus jogadores sabem que, no domingo, têm uma oportunidade única na carreira para fazer história se conseguirem conquistar a Taça de Portugal.
«Em relação ao último jogo, tivemos mais tempo para fazer uma análise ao que aconteceu e sabemos que temos de ser mais competentes. A nossa convicção na prova mais democrática é que queremos ganhar a final», afirmou Nuno Espírito Santo, em conferência de Imprensa.
O treinador do Rio Ave lamentou a derrota do Benfica frente ao Sevilha.

«Queria que o Benfica ganhasse a Liga Europa, porque era bom para o nosso futebol e país. Seria um justo vencedor. O Benfica é uma grande equipa, tem grandes jogadores e treinador, que está a fazer um trabalho fantástico, pelo que qualquer que fosse o resultado não iria afetar o desempenho da equipa.
Nuno Espírito Santo confirmou que a sua equipa trabalhou afincadamente toda a semana para a final da Taça de Portugal e que também preparam as grandes penalidades.
«Sim, esta semana permitiu-nos preparar o jogo com exaustão, para além das grandes penalidades foi muitas coisas que trabalhamos. Conhecemos muito bem o adversário e temos de potenciar as coisas boas que fazemos. Estamos preparados para ir a jogo. É uma grande alegria que ao final da semana aquilo que foi proposto foi assimilado. As grandes penalidades têm de ser preparadas.»
O técnico admite que as diferenças entre as duas equipas são enormes.
«É um David contra Golias, mas quanto treinava o técnico de equipamentos abordou-me e disse-me: «mister isto é uma oportunidade única» e é verdade, porque mais do que o reconhecimento do adversário, que temos pela frente, nós o que acreditamos e que é que temos de dar tudo. Amanhã é um dia que significa muito para nós. O que conseguimos esta época é fantástico, mas amanhã temos de deixar uma marca e isso é não levar nada de volta que não seja a Taça.»

Sem comentários:

Enviar um comentário