quarta-feira, 9 de abril de 2014

Benfica pode festejar 33.º título e Sporting a “Champions”

Benfica pode festejar 33.º título e Sporting a “Champions”
O Benfica pode festejar no domingo a conquista do 33.º título português de futebol, caso vença o Arouca e o perseguidor Sporting não ganhe na receção ao Gil Vicente, em jogos da 27.ª jornada da I Liga.
Os “encarnados”, que se sagraram campeões pela última vez há quatro épocas, no primeiro ano de Jorge Jesus no comando técnico, dispõem de sete pontos de vantagem sobre o rival lisboeta, frente ao qual têm vantagem no confronto direto em caso de igualdade pontual (1-1 em Alvalade e 2-0 na Luz).
Apenas o triunfo permitirá ao Benfica sagrar-se campeão nacional a três rondas do fim do campeonato, mas as “águias” até nem precisam que o Sporting perca no seu estádio – o que nunca aconteceu nesta temporada -, pois o empate dos “leões” é suficiente.
Os lisboetas devem jogar em casa no Estádio Mário Duarte, em Aveiro, recinto emprestado ao Arouca, que já ganhou no campo financeiro: em apenas um dia foram vendidos perto de 15.000 bilhetes, mais de metade do total de espetadores dos jogos da equipa nortenha na condição de anfitriã.
O desgaste provocado pelo encontro de quinta-feira com o AZ Alkmaar, dos quartos de final da Liga Europa, poderá ser o principal obstáculo do Benfica, apesar da gestão do plantel promovida por Jorge Jesus, tarefa facilitada pela vitória por 1-0 obtido na primeira mão, na Holanda.
O Arouca, que foi uma das duas únicas equipas na prova a empatar no Estádio da Luz (2-2, na primeira volta), ainda não tem assegurada a permanência no escalão principal e não quererá contribuir para os festejos dos “encarnados”.
Tal como o Arouca, 13.º classificado, também o Gil Vicente ainda não está a salvo da despromoção, ainda que esteja em posição ligeiramente mais favorável, um lugar acima e com mais dois pontos em relação à equipa arouquense, e não deverá facilitar no sábado em Alvalade.
Apesar de ainda poder chegar ao título, o Sporting estará mais concentrado em segurar o segundo lugar, que vale o apuramento direto para a Liga dos Campeões na próxima época, o que também pode acontecer já nesta jornada.
Com oito pontos de vantagem sobre o FC Porto, terceiro posicionado, os “leões” necessitam de vencer na receção ao Gil Vicente e esperar que o tricampeão não ganhe no dia seguinte na visita ao Sporting de Braga para confirmar o regresso à “Champions”, cinco anos após a última participação.
Os “dragões” também jogam na quinta-feira para a Liga Europa, mas, ao contrário do Benfica, deverão ter um encontro bem mais exigente em Sevilha, onde defenderão a vantagem de 1-0 conquistada no Estádio do Dragão, sem os influentes Fernando e Jackson Martinez, ambos suspensos.
O tricampeão ainda não está a salvo da ameaça do Estoril-Praia, sensacional quarto colocado, e terá pela frente uma equipa bracarense que está a efetuar um “sprint” final na corrida pelo último lugar de acesso à Liga Europa.
Enquanto o Estoril, que fecha a ronda na segunda-feira com a receção ao “aflito” Paços de Ferreira, até pode garantir esse objetivo nesta jornada, necessitando para isso da colaboração do Nacional, que não pretende deixar escapar a vantagem sobre o Braga.
O Nacional, quinto classificado, recebe no sábado o Marítimo, que ocupa o sétimo lugar, a quatro pontos do rival madeirense e a um dos bracarenses, e joga uma cartada decisiva no objetivo de atingir o último posto de acesso às provas continentais.
No extremo oposto da tabela, o “lanterna vermelha” Olhanense e o Belenenses, penúltimo posicionado, defrontam dois adversários tranquilos, o Rio Ave e o Vitória de Guimarães, numa jornada que arranca na sexta-feira com o embate entre Académica e Vitória de Setúbal.
Programa da 27.ª jornada:
Sexta-feira, 11 abr:
Académica - Vitória de Setúbal, 20:00 (Sport TV)
Sábado, 12 abr:
Nacional - Marítimo, 16:00 (Sport TV)
Belenenses - Vitória de Guimarães, 18:00 (Sport TV)
Rio Ave - Olhanense, 18:00
Sporting - Gil Vicente, 20:15 (Sport TV)
Domingo, 13 abr:
Arouca - Benfica, 17:00 (Sport TV)
Sporting de Braga - FC Porto, 19:15 (Sport TV)
Segunda-feira, 14 abr:
Estoril-Praia - Paços de Ferreira, 20:00

Sem comentários:

Enviar um comentário