terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Com Artur o Benfica é líder!

COM ARTUR O BENFICA É LÍDER
Com o triunfo em Vila do Conde, os "encarnados" alcançaram a trigésima liderança no campeonato.

Com a vitória do passado domingo (3-1 sobre o Rio Ave), o Benfica ascendeu à liderança do campeonato, embora partilhada com o Sporting, com 26 pontos. Este é um lugar que não é nada estranho aos homens de Jesus. Nestas últimas três temporadas, os "encarnados" estiveram no primeiro lugar da Liga por 30 vezes, o que corresponde a um valor significativo de 42,3%.

Se particularizarmos este número ver-se-á que a percentagem é ainda maior. Em 2011/12, os benfiquistas estiveram meio campeonato na liderança (desde a sexta até à 20ª jornada). E, na época passada, o valor foi praticamente idêntico: 46,7% (fruto das 14 jornadas em que o Benfica passou pela liderança do principal escalão do futebol português).

O Benfica é sinónimo de liderança e este estatuto fica também muito a dever-se ao seu guarda-redes. Artur Moraes trouxe consistência à baliza "encarnada" e a sua importância é tão vital que, desde que chegou à Luz (em 2011), ainda só falhou um jogo do clube no campeonato (em 71 realizados).

Mas o guardião brasileiro é também um talismã. São diversas as equipas com que o Benfica nunca perdeu sempre que Artur foi titular. São os casos de Académica, Paços de Ferreira, Olhanense, Rio Ave, Vitória de Setúbal, Gil Vicente, Nacional da Madeira, Beira-Mar, Sporting de Braga, Estoril, Moreirense, Feirense e União de Leiria. Para além disso, o guarda-redes de 32 anos também nunca foi derrotado, em casa, por Vitória de Guimarães, Sporting e Marítimo.

A este facto pode juntar-se um outro igualmente extraordinário: Artur também é sinónimo de vitória. Nos 70 jogos em que defendeu as redes do Benfica, o guarda-redes venceu em 52 ocasiões, empatou 13 vezes e apenas perdeu em cinco encontros. Tudo somado dá um resultado impressionante de 74,3% de triunfos conquistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário