sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Assembleia da República aprova voto de pesar por Eusébio

Assembleia da República aprova voto de pesar por Eusébio






A Assembleia da República prestou esta sexta-feira homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, antiga glória do Benfica e da Seleção Nacional que faleceu no último domingo vítima de paragem cardiorespiratória.

«O país e o mundo ficaram mais pobres, o Pantera Negra faleceu», começou por dizer Guilherme Silva, vice-presidente da Assembleia, antes de destacar as qualidades desportivas e humanas de Eusébio, bem como os reconhecimentos que recebeu pelo mundo fora. 

«O prestígio de Eusébio cedo superou as fronteiras nacionais. Levou o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. É muito mais que um jogador de futebol, é um símbolo de Portugal, um embaixador da Nação», acrescentou Guilherme Silva, que apresentou condolências à família presente, antes aprovar, por unanimidade, o voto de pesar. Fez-se de seguida um minuto de silêncio.

Em nome do Governo, que se associou ao voto de pesar do Parlamento, falou Marques Guedes, Ministro da Presidência, que considerou Eusébio «um pedaço de Portugal» que conquistou «o coração dos portugueses».

Falaram ainda os líderes parlamentares: Luís Montenegro (PSD), Alberto Martins (PS), Nuno Magalhães (CDS), João Oliveira (PCP), Pedro Filipe Soares (BE) e José Luís Ferreira (Os Verdes).

Nas galerias do Parlamento, a ladear a família de Eusébio, estiveram Luís Filipe Vieira e Fernando Gomes, respetivamente, presidentes do Benfica e da Federação Portuguesa de Futebol.

Recorde-se que ontem, quinta-feira, os líderes parlamentares aprovaram a trasladação do corpo de Eusébio, que foi a enterrar segunda-feira no cemitério do Lumiar, para o Panteão Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário