sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Carga emocional do clássico dá vantagem ao Benfica

Carga emocional do clássico dá vantagem ao Benfica

Jorge Silvério, mestre em Psicologia no Desporto, acha que as reacções muito emocionais dos jogadores à morte de Eusébio e o estádio cheio são factores que colocam o Benfica na dianteira nas contas do favoritismo.
Num jogo de carga emocional acrescida, uma semana depois da morte de Eusébio, Jorge Silvério, Mestre em Psicologia no Desporto, explica que "a carga emocional, ainda mais elevada, pode proporcionar alguma vantagem ao Benfica". O especialista lembra que "o estádio vai estar cheio e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, apelou à enchente para mais uma homenagem a Eusébio". "Os adeptos têm um papel muito importante para uma equipa que joga em casa, o que representa mais um factor a favor do Benfica", argumenta. 

Numa análise ao momento psicológico dos jogadores, Jorge Silvério salienta "as reacções emocionais à morte de Eusébio". "Alguns jogadores tiveram reacções muito emocionais como Luisão e Cardozo. Essa dor pode transformar-se numa maior coesão, solidariedade e vontade de dedicar um possível triunfo à memória de Eusébio", explica em entrevista a Bola Branca

Do lado do FC Porto, o psicólogo entende que o clube azul e branco "está normalmente muito habituado a este tipo de jogos de alta pressão e terá de se preparar para enfrentar a reacção emocional e a vantagem que o Benfica pode ter".

Jorge Silvério, de 51 anos, tem uma vasta experiência no acompanhamento a atletas olímpicos e de alta competição, assim como de treinadores, árbitros e várias equipas de diferentes modalidades. O psicólogo foi o primeiro Mestre em Portugal em Psicologia do Desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário