sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Eurico Gomes antevê “clássico” único, mas prematuro quanto ao título

Eurico Gomes antevê “clássico” único, mas prematuro quanto ao título

O antigo futebolista Eurico Gomes, que jogou no Benfica, FC Porto e Sporting, disse hoje esperar que o clássico de domingo seja único, pela vontade de homenagear Eusébio, mas prematuro quanto à decisão da I Liga de futebol.

“Com tudo o que vimos nos últimos dias, por causa do acontecimento terrível de o Eusébio nos deixar fisicamente, claro que, sob o ponto de vista emocional, há razões para crer que o ‘clássico’ seja diferente e único”, afirmou o antigo defesa, que vestiu a camisola das “águias”, entre 1973 e 1979, e dos “dragões, entre 1982 e 1987.
O agora treinador reconhece que o embate entre Benfica e FC Porto, da 15.ª jornada da I Liga, é um dos jogos que “faz do futebol algo diferente” e que o de domingo “tem a coincidência” de ocorrer uma semana depois da morte de Eusébio.
“É o encontro entre dois rivais que estão ao rubro, estão em ascendente no campeonato. Portanto, penso que poderá haver por parte do Benfica algo que passe por algo além do próprio jogo, para dar um brilho maior pelo Eusébio”, sublinhou.
Eurico Gomes assegura que essa vontade de homenagear o “Pantera Negra” não confere mais obrigações aos “encarnados”, advertindo, no entanto, para as repercussões emocionais: “Não há mais carga de responsabilidade de nenhuma das partes, mas há sentimentos, que são considerados naturais nestes momentos”.
“Penso que o Benfica tem todas as razões para fazer deste jogo um jogo de maior alegria, caso consigam a vitória”, frisou o antigo internacional português, que vestiu a camisola das “quinas” em 38 ocasiões.
Apesar disso, o antigo futebolista rejeita apontar qualquer favorito para o “clássico”, não só pelo equilíbrio pontual entre os “rivais”, que partilham a liderança do campeonato com o Sporting, mas pelo histórico de embates entre as duas equipas.
Na avaliação do ex-jogador dos três “grandes”, o “Sporting tem estado melhor” e, por ter “menos desgaste” e por estar afastado de outras competições, tem “apresentado uma maior coerência durante a primeira volta”.
“Benfica e FC Porto não apresentaram na primeira volta consistência de exibições, mas acabam por chegar nivelados em pontos. Isso é bom para o campeonato, apesar de, quanto a mim, estar a ser nivelado por baixo em termos exibicionais, mas cria a ideia de que qualquer um deles poderá ganhar o campeonato”, explicou.
Eurico Gomes assumiu não ter dúvidas de que a “luta” vai continuar em aberto, após o fim da primeira volta, seja qual for a diferença pontual entre os três “grandes”.
“Independentemente do resultado de domingo, sem dúvida nenhuma, porque não é tempo de fazer contas à vantagem de dois ou três pontos para que qualquer um deles possa já deixar a ideia de que é campeão. Entre estas equipas não existe isso”, referiu Eurico Gomes, recordando que o FC Porto chegou ao título, nas últimas duas épocas, depois de o Benfica ter chegado a ter vantagens aparentemente confortáveis.
Benfica e FC Porto, que repartem a liderança da I Liga com o Sporting, com 33 pontos, após 14 jogos, defrontam-se no domingo, a partir das 16:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em encontro da 15.ª jornada da competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário