domingo, 13 de abril de 2014

O duelo dos melhores

Youth League: O duelo dos melhores
ROCHINHA NAS ASSISTÊNCIAS E EL HADDADI NOS GOLOS
O encontro entre Benfica e Barcelona, além de consagrar o primeiro clube campeão da Europa do escalão sub-19, poderá também servir para coroar duas jovens promessas do futebol europeu. Será mesmo um duelo entre os melhores da prova, já que os encarnados têm Rochinha, rei das assistências (5) na Liga Jovem da UEFA, enquanto a formação de La Masia tem Munir El Haddadi, melhor artilheiro (9).


A verdade é que o médio das águias também sabe o que é fazer o gosto ao pé, uma vez que, na competição, já faturou por seis vezes – o último golo surgiu de um penálti à Panenka que deu o 4-0 frente ao RealMadrid. O hispano-marroquino do Barça, refira-se, conta também quatro assistências, sendo que, a título de curiosidade, foi dos pés dele que surgiu o golo que colocou os catalães na final – bateram o Schalke 04 por 1-0.

Um título para nascer dez vezes

Benfica pode tornar-se o primeiro campeão europeu de juniores certificado pela UEFA

Há três meses Jorge Jesus torceu o nariz quando lhe perguntaram se o substituto de Nemanja Matic, recuperado pelo Chelsea, poderia estar na formação. «Tinham de nascer dez vezes», disse então o treinador principal do Benfica. 
Três meses depois, os jovens da formação encarnada estão à beira de conseguir um feito que, para efeitos de currículo, deve valer tanto ou mais do que nascer as tais dez vezes. 
FINAL TRANSMITIDA EM DIRETO PELA TVI24 
Nesta segunda-feira, na cidade suíça de Nyon, o Benfica pode tornar-se o primeiro campeão europeu de juniores homologado pela UEFA. Um título para tornar-se a bandeira de uma formação em evidente crescimento, mas ainda sem impacto na equipa principal. 
Se há quatro ou cinco anos o Sporting era, indiscutivelmente, o clube que melhor trabalhava nos escalões jovens, hoje em dia essa ideia não é assim tão consensual, e só o facto de existir debate a esse propósito já é digno de destaque. 
Seja qual for a resposta, é o futebol português que sai a ganhar quando se eleva a fasquia. E se o Sporting chegou aos quartos de final da NextGen Series em 2011/12, e às meias-finais na época passada, agora o Benfica garantiu presença portuguesa na decisão da prova sucessora, a Youth League, já com a chancela da UEFA. 
A separar o Benfica do Troféu Lennart Johansson está o Barcelona, que também chega à decisão de Nyon sem qualquer derrota. A equipa espanhola fez, de resto, um trajeto com várias folgadas folgadas, embora na meia-final tenha conseguido uma vitória pela margem mínima sobre o Schalke (1-0), enquanto que a goleada ficou para o Benfica, frente ao Real Madrid (4-0).
O apuramento do Barcelona para a final foi garantido por um golo de Munir El Haddadi, o avançado espanhol de ascendência marroquinha que lidera destacado a lista de melhores marcadores da prova, com nove tentos.
Depois surgem três jogadores com seis golos, mas só Rochinha pode ainda chegar à marca de El Haddadi. O médio espinhense é ainda o rei das «assistências» da prova (cinco), assumindo-se assim como a principal ameaça ao favoritismo espanhol.
João Tralhão volta a contar também com Romário Baldé, que cumpriu castigo, e que pode juntar-se assim a Nuno Santos, Gonçalo Guedes ou Estrela, jogadores destacados pelo treinador do Barcelona. Jordi Vinyals falou também de Raphael Guzzo, mas este falha a final por castigo.
Os principais candidatos ao lugar são Gilson Costa ou Filipe Nascimento, o jogador que recorreu às redes sociais para comentar a tal declaração polémica de Jorge Jesus. «Nasceremos mais nove vezes se for preciso. Ninguém nos rouba o sonho de uma vida», escreveu então o médio.
A conquista da Youth League não garantirá o sonho, mas reforçará o debate em torno de uma maior influência da formação no plantel principal. 
Máximo cuidado com o relvado
STADE NYONNAIS DESLOCADO

O Estádio Colovray, apesar de ser propriedade da UEFA, é utilizado como casa do Stade Nyonnais, emblema que milita no terceiro escalão do futebol suíço. Ora, face aos cuidados que a organização da Liga Jovem da UEFAtem tido, em particular com o relvado, que tem sido exaustivamente tratado, a equipa defrontou ontem o SCBrühl... num dos campos de treino.

Ao contrário do habitual, ninguém pagou bilhete. Nem mesmo a reportagem de Record.


Sem comentários:

Enviar um comentário